Foi publicada pela Rádio Tropical FM de Quatro Pontes, uma fotografia tirada por uma ouvinte, que mostra uma cena rara: Um urutau com dois filhotes.
O urutau é uma ave noturna neotropical, notável por sua camuflagem excepcional e canto melancólico, sendo também conhecido popularmente como mãe-da-lua ou ave-fantasma.
O pássaro é mestre do disfarce. Durante o dia, permanece imóvel em um toco de árvore ou galho quebrado, com o bico apontando para cima, imitando perfeitamente a extensão do galho para evitar predadores.
Tem uma plumagem em tons de cinza, marrom e branco que se assemelham à casca de árvore. Possui uma cabeça larga e achatada, pernas curtas e olhos grandes, geralmente amarelos.
Uma característica única são as pequenas fendas nas pálpebras superiores, que permitem à ave observar o ambiente mesmo com os olhos fechados, mantendo sua camuflagem intacta.
Alimenta-se de insetos grandes, como mariposas e besouros, que captura em pleno voo usando sua boca desproporcionalmente grande.
O urutau é uma ave de hábitos estritamente noturnos, período em que está ativo para caçar.
Assustador e melancólico
Seu canto é muito característico, consistindo em notas que diminuem de volume, frequentemente descrito como assustador, fúnebre ou melancólico, o que alimenta diversas lendas em culturas sul-americanas.
Não constrói ninhos complexos, geralmente depositando um único ovo em uma depressão natural na ponta de um galho quebrado ou toco, onde o casal se reveza nos cuidados.
É encontrado em diversas áreas da América Latina, do México à Argentina, habitando matas, cerrados e até mesmo parques urbanos bem arborizados.
O urutau é uma ave fascinante e discreta, que desempenha um papel ecológico importante no controle de insetos.
Em Quatro Pontes
Na imagem do urutau com dois filhotes (geralmente é um), quase imperceptíveis, captada em Quatro Pontes, o bichinho estava de olho aberto, o que é muito raro.
A autora dessa foto rara, segundo descreveu a Rádio Tropical FM nas suas mídias sociais, é da “Ouvinte Repórter Tropical” Noeli Dewes. “Tive que cutucar de leve na árvore para ela abrir os olhos”, contou sorrindo, Noeli. A publicação encantou os internautas.
Ainda na sua postagem, a Tropical recomenda proteção máxima aos animais, seja ele um raro urutau ou qualquer animal que enfeita a natureza!

Urutau em Santa Helena, registro feito em 6 de abril de 2022. (Foto: Alex Moreno)
Em Santa Helena, já foram avistados urutaus, mas a notícia que mais chamou atenção foi uma barbárie que fizeram com um pobre bicho destes. Um exemplar foi encontrado morto na Praça da Criança, com pedras ao seu redor, o que levou a crer que o urutau foi morto, justamente a pedradas.
Na foto acima, o registro de um destes pássaros, fotografados na Rua Rio de Janeiro em Santa Helena, em abril de 2022. A imagem é de Alex Moreno do site Universo da Notícia.
Elder Boff/Fonte Extra com inf. Wikiaves







