Em Alto Paraná, Paraguai, as obras de pavimentação da Rodovia PY21, que liga o Entroncamento da antiga Super Carretera, agora denominada Rodovia PY07 a Puerto Índio, avançam de forma constante, com o Lote 2 quase 60% concluído. No total, mais de 60 quilômetros de nova estrada (Lotes 1 e 2) beneficiarão aproximadamente 150.000 pessoas na região.
Progresso no Lote 2
O Lote 2, sob responsabilidade da LT SA, atingiu 57,06% até a última medição de setembro de 2025. Este trecho se estende de General Díaz (km 27) até Porto Índio (km 60,3), com uma extensão total de 33,36 quilômetros.
A obra inclui pavimentação asfáltica com concreto modificado com polímeros, que oferece maior durabilidade e resistência ao tráfego pesado. A pista possui uma plataforma de 12 metros de largura, uma faixa de rodagem de 7 metros e acostamentos pavimentados de 2,5 metros de largura em cada lado.
Também está sendo construída uma balança rodoviária com balança móvel e baias de inspeção, infraestrutura essencial para preservar a vida útil da via e manter a segurança do transporte de cargas.
Durante os meses de setembro e outubro, o trabalho se concentrou na construção de aterros, melhoria do subleito, ligação e assentamento do pavimento asfáltico à base de polímero, além da sinalização temporária para garantir a segurança dos usuários durante o projeto.

Progresso no Lote 1
O Lote 1, construído pela Benito Roggio e Hijos SA, já está mais de 71% concluído, transformando a rota do cruzamento com a Rota PY07 até o início do Lote 2.
Nesta área, estão sendo construídas bases de concreto asfáltico, pavimentação à base de polímeros, um subleito melhorado e uma base granular, garantindo a estabilidade estrutural do pavimento. Além disso, estão sendo construídas pontes e realizadas obras de drenagem, incluindo calhas, bueiros e reboco de aterros, contribuindo para uma infraestrutura segura e sustentável.

Conectividade e desenvolvimento
Com supervisão técnica do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC), este projeto se consolida como um investimento estratégico para o desenvolvimento da região, que tem uma ligação já bem encaminhada com o Brasil, via Porto Internacional de Santa Helena.
O avanço em outros trechos, além deste, interligarão a região com o centro do país, diminuindo em 70km a distância até a capital Assunção.

Fonte Extra com inf. e fotos MOPC






