
(Imagem do perfil falso que tenta lograr os clientes da advogada)
O golpe do falso advogado tem sido comum no Brasil, no Paraná e região Oeste. Santa Helena não ficou de fora e por pouco, clientes de Raquel Steffens não caíram numa armadilha provocada por estelionatários.
A advogada Raquel, se mudou recentemente de Santa Helena, onde residiu por 25 anos, atuando na comarca local e atualmente mora em Imbituba (SC).
Ela relatou que um estelionatário tem utilizado sua foto retirada do Google (imagem acima) e informações obtidas na internet sobre processos para entrar em contato com clientes, solicitando o pagamento de custas, taxas e emolumentos judiciais. Pelo menos duas clientes já receberam mensagens do perfil falso.
Em dois vídeos enviados para a redação do Fonte Extra, num deles, Raquel afirma que eventualmente, mesmo à distância, negocia custas do processo, mas tudo com o devido contato antecipado e de agora em diante, sugere que seja sempre por vídeo, antes do envio de qualquer quantia.

No outro vídeo, devidamente autorizado pela cliente, reproduziu uma conversa feita com uma senhora que por pouco não caiu no golpe. Por sorte, ela verificou antes com Raquel Steffens. Ambos os vídeos estão no final desta matéria.
Ela predispõe o mesmo número há tempos e depois de receber alguma mensagem sobre processos, tão logo possa, vai retornar a ligação e de preferência via chamada com imagens para garantira a veracidade do contato. Raquel reforça que seu número profissional segue o mesmo há décadas: (45) 98805-5742.
A causídica orienta que qualquer pedido de pagamento feito em seu nome deve ser validado diretamente com ela, para evitar que novas vítimas caiam no golpe.
Por Elder Boff







