O presidente da Câmara de Vereadores de Viamão no RS, tentou “ressuscitar” Leonel Brizola, ao cometer uma tremenda gafe recente ao chamá-lo para compor a mesa durante uma sessão solene em homenagem à Escola Técnica de Agricultura que leva o nome do ex-governador.
O incidente ocorreu em uma sessão solene do dia 18 dezembro de 2025, presidida pelo vereador Luís do Espigão (PSDB).
Durante o evento, que homenageava a Escola Técnica Estadual de Agricultura Leonel de Moura Brizola, o presidente anunciou o nome de Leonel Brizola, falecido em 2004, como se ele estivesse presente para receber a honraria e ainda, pediu para que o vereador proponente acompanhasse o homenageado até a Mesa.

Luís do Espigão, presidente da Câmara de Viamão-RS (Reprodução/montagem e edição Eldriã Boff) (Recorte de vídeo original do Youtube da Câmara de Viamão/RS)
A gafe gerou grande repercussão nas redes sociais e na mídia local, com muitos comentários sobre a falta de conhecimento histórico e de preparo cerimonial por parte da presidência da Câmara, ainda mais por se tratar de um município gaúcho, berço do caudilho.
Como se não bastasse, alguns vereadores, inclusive o presidente, tinham vestes típicas, parecidas com o que Brizola usava, como um lenço vermelho no pescoço.
Depois das mídias sociais da região, quem primeiro teria divulgado esta situação, seria o radialista Rogério Mendelki, da Rádio Guaíba de Porto Alegre
Elder Boff/Fonte Extra







