Pesquisa Ideia/Meio, divulgada nesta semana, uma das primeiras de uma série de sondagens que o eleitora vai ter à disposição na corrida eleitoral deste ano, aponta o presidente chegando num máximo de 40% das intenções de voto no primeiro turno e empate técnico num possível segundo turno com Tarcísio de Freitas
De acordo com a pesquisa, Lula mantém patamar próximo dos 40% das intenções de voto em todos os cenários estimulados de primeiro turno. O desempenho coloca o presidente à frente de todos os possíveis adversários testados, mas um segundo turno inevitável, com qualquer um dos principais nomes contra o atual presidente.
Foram apresentados cinco cenários diferentes aos entrevistados. Diante da indefinição sobre quem representará a direita na disputa presidencial, o levantamento testou nomes como Tarcísio de Freitas, Flávio Bolsonaro e Michelle Bolsonaro, além de Ratinho Junior, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Eduardo Leite.
Primeiro turno
No cenário em que Lula enfrenta Tarcísio de Freitas, o presidente aparece com 40,2% das intenções de voto, contra 32,7% do governador paulista.
Quando o adversário é Flávio Bolsonaro, Lula registra 39,7%, enquanto o senador aparece com 26,5%.
Nos cenários em que Michelle Bolsonaro é testada, Lula mantém vantagem semelhante. Em um deles, o presidente aparece com 40%, contra 29% da ex-primeira-dama.
Eleitorado decidido
O levantamento mostra ainda que 64,5% dos entrevistados afirmam já ter definido o voto. Outros 35,5% dizem que ainda podem mudar de escolha até o dia da eleição, indicando espaço para variações no cenário eleitoral.
Segundo turno
A pesquisa também testou nove cenários de segundo turno. No confronto mais equilibrado, contra Tarcísio de Freitas, o presidente tem 44,4% das intenções de voto, contra 42,1% do adversário, caracterizando empate técnico dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
Contra Michelle Bolsonaro, Lula marca 46%, enquanto a ex-primeira-dama aparece com 39%. Diante de Ratinho Junior, o petista soma 46%, contra 37% do governador paranaense.
Nos cenários contra Ronaldo Caiado, Romeu Zema e Flávio Bolsonaro, Lula mantém vantagem que varia entre nove e dez pontos percentuais. Já nos confrontos com Renan Santos, Eduardo Leite e Aldo Rebelo, a diferença supera 20 pontos.
Rejeição
Apesar da liderança nas intenções de voto, Lula também lidera o índice de rejeição. Segundo a pesquisa, 40,8% dos entrevistados afirmaram que não votariam no petista em nenhuma hipótese.
Na sequência aparecem Flávio Bolsonaro, com 30% de rejeição, e Michelle Bolsonaro, com 26,1%. Tarcísio de Freitas registra rejeição de 16,2%, enquanto Ratinho Junior aparece com 12,5%, sendo o menos rejeitado dos que tem possibilidade de participar da disputa.
Metodologia
A pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre os dias 8 e 12 de janeiro, em todo o país. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06731/2026-BRASIL. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Elder Boff/Fonte Extra com inf. Meio e Instituto Ideia







