Nunca o Paraná teve um presidente da república, nem eleito, nem nomeado, nem imposto. Tampouco algum paranaense que estava na linha sucessória no legislativo ou judiciário, tiveram a oportunidade de sentar na cadeira presidencial, mesmo que por curto tempo.
Nas eleições de 2018, Alvaro Dias tido como paranaense, mas que nasceu no estado de São Paulo, chegou a disputar a presidência, amargando um nono lugar e menos de um milhão de votos…
Paraná Pesquisas
A um ano e oito meses das eleições de outubro de 2026, no cenário estimulado com Ratinho Junior, o presidente Lula (PT) aparece com 33,8% das intenções de votos, seguido pelo governador do Paraná com 15% da preferência dos entrevistados. O cantor Gusttavo Lima, que está construindo caminho para se filiar ao União Brasil, tem 13% das intenções dos eleitores.
Nesse cenário, também aparecem o ex-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) com 9,8% e o governador goiano Ronaldo Caiado (União Brasil), que acumulou 6,5% das respostas. Os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e do Pará, Helder Barbalho (MDB), tiveram 3,6% e 1,4% da preferência dos eleitores, respectivamente.
Na articulação entre os governadores da ala da direita, Ratinho Junior é cotado como um dos nomes para lançar candidatura a presidente na disputa eleitoral de 2026, quando Lula deve tentar aquele que seria o quarto mandato dele no cargo.
Por conta do impedimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta reverter a situação de inelegibilidade na Justiça Eleitoral, a direita brasileira tem procurado alternativas, principalmente com os nomes de governadores com alta aprovação nos estados, como Ratinho Junior, Caiado e Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Um dos cenários estimulados da pesquisa também avaliou a intenção de voto no governador de São Paulo, caso ele seja a escolha da direita para disputar a presidência da República. Tarcísio teve 21,9% das intenções de votos contra 34,1% de Lula.
O Brasil é maior que a polarização, diz Ratinho Junior
Questionado sobre as eleições de 2026 durante o Show Rural, recentemente em Cascavel, o governador Ratinho Junior avaliou como positiva a apresentação de mais nomes para a disputa presidencial e declarou que o Brasil é maior que a polarização. No entanto, o governador do Paraná não confirmou se será candidato a presidente no próximo ano. Ratinho Junior pode optar por lançar a candidatura ao Senado pelo estado paranaense, que terá duas cadeiras em disputa.
No sul da Ratinho
Na pesquisa de intenção de voto a presidente, Ratinho Junior lidera o cenário estimulado com 33,6% contra 21,9% de intenções de votos para Lula no recorte específico entre eleitores da Região Sul do país. O governador paranaense também se destaca pelo apoio dos evangélicos. Ratinho Junior foi escolhido por 19,5% dos entrevistados do segmento, em recorte no qual então ficou tecnicamente empatado na liderança com Lula, que somou 22,1%.
Por outro lado, Ratinho Junior caiu para 8,1% das intenções de votos no Nordeste, atrás de Lula, Gusttavo Lima e Ciro Gomes. Na amostra “Norte + Centro-Oeste”, o governador do Paraná fica atrás do atual presidente e do cantor de música sertaneja com 11,2% da preferência do eleitorado.
O resultado aponta para a necessidade de Ratinho se tornar um nome político nacional mais conhecido até as eleições presidenciais de 2026, desafio que também deve ser superado por outros governadores.
Tarcísio não quer e direita precisa alternativa à Bolsonaro
Tarcísio de Freitas tem dito que não será candidato e tem deixado isso claro e o presidente do PSD, Gilberto Kassab, que é secretário do governador paulista, citou outras alternativas caso Bolsonaro se mantenha com os direitos políticos cassados, como os também governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), mas deixou claro que seu partido irá trabalhar a candidatura do governador do Paraná.
E ao contrário do que alguns possam pensar, esse posicionamento vai bem além de uma postura meramente partidária, pois, depois de Tarcísio, Ratinho Júnior foi o nome de oposição a Lula que melhor apareceu no levantamento recente da Paraná Pesquisas, com 15% das intenções de voto, consideravelmente à frente de concorrentes como Ciro Gomes (9,8%), o próprio Caiado (6,5%) e Eduardo Leite (3,6%). Com 13% das intenções de voto, ele desbancou até o mega astro sertanejo Gusttavo Lima, que nem partido tem, mas mesmo assim colocou seu nome à disposição logo ali atrás.







