Edit Template
  • Início
  • /
  • Destaque
  • /
  • Santa-helenense nato participa da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito

Santa-helenense nato participa da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito

Inácio Cattani (Foto: Mkt Sicredi)

Nascido em Santa Helena, o primeiro presidente de uma cooperativa de crédito do município, iniciou na cooperativa Credifronteiras, após ser indicado pelo agricultor, também santa-helenense, Januário Mario Bortolini, por ter experiência de três anos no Banestado. Na cooperativa, em Medianeira, que posteriormente migrou para o Sistema Sicredi e passou a se chamar Sicredi Vanguarda, aprofundou suas raízes no modelo cooperativista.

O tempo passou e o Sistema Sicredi de Cooperativas de Crédito cresceu. Inácio Cattani recebeu o convite para trabalhar em Marechal Rondon, como gerente regional na Sicredi Aliança PR/SP.


Neto do pioneiro Ângelo Cattani e filho de Armando Cattani (foto), que recentemente completou 89 anos, algum tempo depois, Inácio trabalhou na Central Sicredi PR/SP/RJ e depois, também a convite, assumiu como diretor executivo na Sicredi Progresso PR/SP, em Toledo.

Após 12 anos no cargo, foi eleito presidente da cooperativa com 100% de aprovação nas assembleias de 2024 e segue na gestão até 2027.

Cattani, como mencionado, possui longa jornada dentro do Sistema Sicredi, com 38 anos de atuação e 17 destes na Sicredi Progresso. De forte presença no Oeste do Paraná, se consolida também em São Paulo, onde inclusive tramita em dois municípios da região metropolitana paulistana, Suzano e Mogi das Cruzes, títulos de cidadania honorária ao santa-helenense.


O evento em Estocolmo

E nesta semana, Cattani participou, junto com mais de uma centena de lideranças do cooperativismo de crédito, de um dos maiores eventos mundiais do setor, na Suécia, a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WCUC 2025), promovida pelo WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na sigla em inglês), entre 14 a 16 de julho, em Estocolmo. O evento reuniu mais de 2 mil profissionais de cerca de 60 países. O Sicredi foi representado por uma comitiva de mais de 130 lideranças.


Do Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, participou do evento na Suécia, o diretor vice-presidente Ivanir Antonio Reginatto. Além de Reginatto, estiveram na incursão europeia, os conselheiros Sebastião Julio Coelho, Carlos Antonio da Silva, Marcia Piati Bordignon, Marcello Ferreira Bellini e Ligia Perin.

“Durante o evento, tivemos a oportunidade de estreitar relações com colegas de outras cooperativas do Sicredi e de instituições financeiras cooperativas, além de conhecer diferentes modelos de negócio e nos conectar com as principais inovações do mercado”, afirmou Reginatto.

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil e mais de 9 milhões de associados.


Sistema Sicredi foi destaque

Com o tema central voltado ao impacto positivo do modelo cooperativo de crédito no mundo, o WCUC 2025 foi palco de debates, painéis e palestras que abordaram o futuro do cooperativismo, inovação, sustentabilidade e liderança.

O Sicredi teve papel de destaque na programação oficial, com a participação de líderes e especialistas em diversas frentes.

Já no dia 16 de julho, Marcio Zwierewicz, Presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, e Wellington Holbrook, CEO da Vancity, uma cooperativa de crédito de Vancouver, Canadá, dividiram um painel chamado “Criando Impacto em Escala”, destacando boas-práticas e ações capazes de gerar impacto positivo por meio de serviços financeiros para inspirar outras cooperativas com exemplos práticos de atuação no Brasil e no Canadá.

Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e diretor do WOCCU, destaca que o movimento global em torno do cooperativismo de crédito tem se fortalecido, impulsionado por um propósito de desenvolvimento das pessoas e das comunidades.

“A participação do Sicredi no WCUC 2025 reforça nosso compromisso com a consolidação do cooperativismo como um modelo viável e sustentável de desenvolvimento econômico e social. A conferência será também uma oportunidade valiosa para ampliar conexões internacionais e trocar experiências com outras cooperativas de crédito ao redor do mundo”, afirma.

Em 2024, Manfred foi reeleito como diretor do Woccu, mantendo-se como o representante brasileiro no Conselho Mundial. A votação e a posse ocorreram em Boston, nos Estados Unidos, durante a Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito de 2024.



Fonte Extra (com inf. e fotos Assessoria)

Notícias Relacionadas

  • All Post
  • Saúde e Bem-Estar
Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados a FONTE EXTRA
Desenvolvido com o por VRCLIC – Soluções Digitais 

Pressione ESC para sair

Temos um número de máximo de 30 caracteres para cada busca.