Edit Template
  • Início
  • /
  • Brasil
  • /
  • Saga, o aquífero escondido é quatro vezes mais volumoso que o Guarani

Saga, o aquífero escondido é quatro vezes mais volumoso que o Guarani

(Foto: Reprodução/Thegreennestpost)

Até há pouco tempo, a considerar-se a relação temporal para formações geológicas,  todos pensavam que o Aquífero Guarani, que está sob os pés da nossa região do Lago de Itaipu a cerca de mil metros, seria o maior do mundo…

Não, é o SAGA, Sistema Aquífero Grande Amazônia. Ambos são quase que exclusivamente subterrâneos, mas ambos têm afloramento, apesar de em pequenos espaços, que inclusive, são mais sensíveis ao risco de contaminação por estarem na linha do solo ou um pouco abaixo deste.

Pois, se alguém dissesse que o Brasil possui um verdadeiro oceano, capaz de abastecer o mundo inteiro de água por até 250 anos, como as pessoas reagiriam? Pois bem, isso não é uma ilusão, mas sim o maior aquífero do mundo, justamente o SAGA.

Chamado pelos cientistas de Sistema Aquífero Grande Amazônia, a magnitude deste oceano subterrâneo só foi percebida em meados de 2013. Para se ter ideia, o SAGA pode ser dito como quatro vezes maior do que o Aquífero Guarani, outro importante abastecedor e água para o Brasil.

Ainda que faça parte da hidrogeologia de Alter do Chão, vale salientar que o SAGA não está 100% dentro do Brasil, abrangendo outros países da América do Sul como Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Todavia, dos 162.520 km³ de água disponíveis nele, 124.500 km³ estão dentro do território nacional.

Mapa da região ocupada pelo SAGA, no Brasil. Fonte: Sistema Aquífero Amazonas.


O Sistema Aquífero Grande Amazônia possui 162.520 km³ de água disponíveis, o equivalente a mais de 150 quatrilhões de litros de água doce. Tendo como base as taxas anuais de consumo mundial de água, é possível afirmar que somente o SAGA poderia abastecer toda a população mundial por 250 anos.

É importante esclarecer que esse altíssimo volume é formado pela união de 4 bacias sedimentares diferentes, como ilustrado no quadro abaixo:

Bacias componentes do SAGA. Fonte: Águas Subterrâneas.

Após uma série de cálculos e análises litoestratigráficas, foi comprovado que o SAGA teve sua formação durante o Período Cretáceo, há cerca de 135 milhões de anos.

A relação do SAGA para com a vegetação amazônica é basicamente de interdependência. Sem um, o outro não existiria. E mais, é desta relação entre aquífero e floresta que advém todo o regime de chuvas que chegam ao Sudeste e ao Centro-Oeste. Portanto, pode-se dizer que sem o SAGA, parte do agronegócio brasileiro estaria comprometido.

Por fim, vale a pena esclarecer sobre a situação do SAGA. Embora já tenha sido comprovada seu altíssimo potencial abastecedor, a exploração deste aquífero não envolve um processo fácil. Cidades como Santarém, Manaus e Alter do Chão já utilizam do aquífero como fonte de abastecimento, mas a complexidade do sistema, composto por grandes rios, com camadas sedimentares de diferentes profundidades impede uma fácil exploração.

Mapa comparativo SAGA X Guarani (ANA/MMA)




Fonte Extra com inf. Minas Jr Consultoria Mineral

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

  • All Post
  • Saúde e Bem-Estar
Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados a FONTE EXTRA
Desenvolvido com o por VRCLIC – Soluções Digitais 

Pressione ESC para sair

Temos um número de máximo de 30 caracteres para cada busca.