Iniciativa do Conselho de Desenvolvimento de Medianeira ganha corpo e se espalha em municípios sem deputados…
Empresários e representantes do poder público participaram nesta semana de uma reunião na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santa Helen para debater a representatividade política da região Meio Oeste do Paraná.
O encontro integra uma mobilização liderada pelo Conselho de Desenvolvimento de Medianeira (Codemed) e tem como objetivo conscientizar lideranças e a sociedade sobre a necessidade de melhor aproveitamento do potencial eleitoral regional.
Dados apresentados durante a reunião pelo consultor Jaime Tezza, apontam que a microrregião é composta por 18 municípios, reúne 411.521 eleitores e concentra um Produto Interno Bruto (PIB) estimado em R$ 33,3 bilhões, o que representa cerca de 5% do PIB do Paraná.
Segundo a análise, esse volume de eleitores seria suficiente para eleger mais de dois deputados estaduais e federais, que se justifica frente ao que a região contribui por intermédio da atividade econômica.
Atualmente, no entanto, a região não conta com representação própria na Assembleia Legislativa do Paraná nem na Câmara dos Deputados.
Para a presidente do Codemed, a ausência de deputados ligados à região faz com que o Meio Oeste do Paraná fique em desvantagem na disputa por grandes investimentos. Ela ressaltou que, apesar da relevância econômica, o peso político regional é reduzido, justamente pela falta de uma cadeira na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.
Sem desprezar os que atendem demandas no micro, o macro, fica pra casa (região) de cada parlamentar que angariou sufrágios nos municípios que se organizam para buscar uma representatividade nata.
Clique para ampliar cada imagem. Clique novamente para voltar à matéria:








(Codemed)
Leia o que foi publicado antes sobre o primeiro encontro em Medianeira:





Imagens do encontro em Santa Helena na quarta (4) (Fotos: Elder Boff)
Elder Boff/Fonte Extra







