Marlene Simonetti foi eleita a primeira mulher a comandar um Centro de Tradições Gaúchas em Santa Helena, PR. Ela foi escolhida como patroa do CTG Filhos do Sul, durante Assembleia Geral Ordinária que aconteceu no sábado (15) na sede da entidade.
O evento, que contou com um tradicional churrasco campeiro, foi prestigiado pelo patrão do MTG 12ª Região, Yuri de Lima Miuri, que acompanhou de perto o dia histórico do CTG de Santa Helena.

A policial militar e professora de história Márcia Borges da Silva, de 37 anos, foi eleita em 2011 a primeira mulher ‘patroa’ do 35 CTG, no RS (Foto: Jefferson Botega/Agência RBS)
Há 14 anos, a primeira mulher no Brasil a se tornar patroa!
A primeira mulher a assumir a patronagem (presidência) de um CTG foi Márcia Borges da Silva, eleita em 2011 para liderar o CTG 35, o mais antigo do Rio Grande do Sul.
Antes disso, a liderança das entidades tradicionalistas era majoritariamente masculina, e a posse de Márcia em um CTG histórico representou um marco importante para a inclusão feminina no movimento.
Ela enfrentou desafios e até preconceitos durante sua gestão, mas foi um passo fundamental para que mais mulheres ocupassem esses cargos posteriormente.
Desde então, outras mulheres assumiram a liderança de diversos CTGs pelo estado e pelo Brasil, como Leoni de Conto, a primeira mulher a assumir como patroa em São Miguel do Oeste, SC.
Em 2020, Gilda Galeazzi tornou-se a primeira mulher a presidir o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) no Rio Grande do Sul.
Flávia Magnoni Sehenem (foto abaixo) foi a primeira mulher a assumir o CTG de Medianeira em 2023.

Nova patronagem do CTG Filhos do Sul de Santa Helena

Patroa: Marlene Simonetti
Vice-patrão: Gentil de Almeida, o Gauchinho, que era o patrão.
Guaiaca: Aldair Dal Sotto
Vice-guaiaca: Giordano Tito Angeli
Sota-capataz: Diego Vansan
Vice: Verani Koch
Patrão da campeira: Valdinei dos Santos
Vice: Humberto Luís Gregório
Patrão das carnes: Orlei Magnos Koren
Vice: Gilmar Cardoso
Diretor do patrimônio: Sergio Bergental
Vice: Gabriel Kochen
Conselho Vaqueano: Joel Sassi, Mateus Hartmann e Claudemir Sororiva
Xiru das falas: Lindomar de Almeida
Coordenadora da cozinha: Juraci da Silva








Fonte Extra







