O governador Ratinho Júnior prepara mudanças no secretariado, iniciando pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência. Cláudio Stabile deixou o cargo após 9 meses para assumir a presidência da Fomento Paraná, com documentação já enviada ao Banco Central, que precisa aprovar a indicação.
O nome mais cotado para substituir Stabile é Leonaldo Paranhos (PL), ex-prefeito de Cascavel.
Enquanto isso, a Seap fica sob a responsabilidade, de forma interina, da diretora-geral Marta Cristina Guizelini, nomeada há poucos dias para i cargo em substituição a Rômulo Marinho.
Outras mudanças no primeiro escalão governamental do Paraná deverão acontecer logo depois da viagem que Ratinho Júnior faz durante o Carnaval.
Na lista de possíveis contemplados com secretarias, outros ex-prefeitos, como o de Maringá, Ulisses Maia e o de Londrina, Marcelo Belinatti.
Pré-candidatos e tendências
Mas, um dos nomes mais badalados para assumir uma pasta no Governo Estadual, possivelmente a Secid, Secretaria Estadual das Cidades, é o do ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, cotado também como pré-candidato ao governo do Paraná. Se não for esta, talvez não aceite outra.
Resta saber quem são os que sairão do governo e se a ideia já é de uma espécie de desincompatibilização precoce para as disputas de 2026.
Alexandre Curi, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Guto Silva, secretário de Planejamento, também são considerados pré-candidatos ao Palácio Iguaçu.
Em pesquisas realizadas no segundo semestre do ano passado e recentemente, também pela Paraná Pesquisas, o nome que aparece na frente é o do ex-juiz, senador Sergio Moro com certa vantagem sobre Greca.
Na mesma sondagem no início de agosto, a ex-governadora Cida Borghetto aparecia em terceiro, colado a ela, Alexandre Curi. Depois vinham Ênio Verri (Itaipu) e Darci Piana, atual vice-governador.
Uma outra simulação foi com Belinatti substituindo Cida, com este mantendo a quarta colocação, com percentual um pouco menor do que a ex-governadora.
Na recente pesquisa Quaest, Moro aparece com 30%, em segundo lugar vem Rafael Greca (PSD), com 18% das respostas. Em seguida, Cristina Graeml (Podemos), com 10%, e Zeca Dirceu (PT), com 7%.
Fonte Extra com inf. Blog Politicamente / Foto: Jonathan Campos/ AEN







