Recorde anterior foi em frente à Pato Bragado no final do ano passado!
A operação similar a uma acontecida em dezembro quando quase 60 toneladas de maconha foram apreendidas em Marangatu, aconteceu na madrugada de hoje, quarta-feira (3), praticamente na mesma região, mais próximo de Salto del Guairá e em outros municípios sentido Cidade do Leste, dentro do estado de Canindeyú.
A Operação Marangatu, assim denominada em função do nome da localidade onde estava se concentrando o armazenamento e depois o transporte de maconha para o Brasil, causou o maior baque aos traficantes às vésperas do Natal de 2024.
A quantidade exata ainda estava sendo apurada na manhnã de hoje. Deve ser estabelecido recorde com aproximadamente 70 toneladas de maconha.
Foi uma operação conjunta do Comando de Operações de Defesa Interna (CODI), da Força-Tarefa Conjunta, do Batalhão de Inteligência Militar e da 3ª Divisão de Cavalaria, em apoio à Secretaria Nacional Antidrogas.
Foram realizadas operações de observação e vigilância nos distritos de Ybyrarobana, Katueté, La Paloma e Salto del Guairá, todos localizados no departamento de Canindeyú.
Durante a operação, por volta que se desenrolou no início da madrugada, ocorreu um confronto armado entre agentes do CODI e suspeitos de tráfico de drogas no bairro de San Jorge, quilômetro 3, no município de Salto.
Um dos veículos da CODI sofreu vários impactos de bala; contudo, não houve feridos entre os agentes táticos envolvidos.
É importante mencionar que agentes da 3ª Divisão de Cavalaria bloquearam as ruas durante a operação, impedindo a fuga dos veículos sob vigilância.

(Despertar Juvenil)
Como resultado das ações realizadas, foram apreendidos:
– 70 t de maconha
– 12 SUVs de luxo
– 2 carros
– 2 caminhões carregados com maconha prensada
– 1 caminhão vazio
Além disso, o corpo de um homem, identificado como Sergio Daniel González Aguilera, foi encontrado ao lado de um dos SUVs. Ele vestia um colete tático e portava uma arma, capacete, joelheiras e cotoveleiras.

Elemento abatido durante o confronto (Despertar Juvenil)
Quatro pessoas foram presas e identificadas como:
– Andrés Medina Britez
– Héctor Valentín Martínez Marín
– Idalina Samaniego Bernal
– Mauro Zarza Suárez
Até o momento, aproximadamente 70 toneladas de maconha foram apreendidas durante esta operação; o peso exato ainda está sendo confirmado.

Presidente Santi Peña, pessoalmente no ano passado em Marangatu PY, em frente à Pato Bragado
Peña publicou em suas redes sociais na véspera do Natal do ano passado:
“Gracias al trabajo conjunto de la SENAD y el CODI, logramos un importante golpe contra el crimen organizado a través de la Operación Marangatu. Esta acción permitió la incautación de 57 toneladas de marihuana prensada, que estaban listas para ser enviadas al mercado brasileño, causando un perjuicio económico de más de 22 millones de dólares a esta organización criminal. Reafirmamos nuestro compromiso: enfrentaremos a estos grupos con toda nuestra determinación y fuerza”.
Tradução (livre)
Graças ao trabalho conjunto do SENAD e do CODI, obtivemos um importante resultado contra o crime organizado por meio da Operação Marangatu. Essa operação resultou na apreensão de 57 toneladas de maconha prensada, prontas para serem enviadas ao mercado brasileiro, causando um prejuízo econômico de mais de 22 milhões de dólares a essa organização criminosa. Reafirmamos nosso compromisso: enfrentaremos esses grupos com toda a nossa determinação e força.














Breve, mais informações…
Fonte Extra com inf. Despertar Juvenil PY







