Santa Helena não é à toa que ostenta a quarta colocação entre os 399 municípios quando se fala da riqueza do campo.
O VBP, Valor Bruto da Produção nas alturas é fruto de muito trabalho e dedicação do agricultor e do pecuarista local, mas, também depende do apoio governamental. E na prefeitura de Santa Helena, o secretário de Obras Neri Girotto é o típico trabalhador que desenvolve a sua função com maestria e sem fazer barulho.
Desde o governo do ex-prefeito Evandro Grade, o Zado, os números do VBP, Valor Bruto da Produção, só aumentaram, dando saltos significativos através do trabalho do ex-secretário de Agricultura, Volnei Grade e sua equipe, o que continua com o “agricultor” prefeito Dinho Maraskin, com o destacado atual secretário da pasta, Daniel Moro e servidores do setor.

Encascalhamento a custo zero para os produtores (foto: Elder Boff)
Mas, não é só da secretaria de Agricultura que depende a manutenção e crescimento da economia do campo. O que parecem pequenos detalhes, somam muito no final das contas.
Ter estradas do interior asfaltadas, poucas ainda com calçamento de pedra irregular e com cascalho, dá um diferencial para a manutenção da cronologia dos produtores. Poder retirar a produção com qualquer tempo, é um ganho que soma bastante.
Um dos incentivos dados ao produtor rural é o encascalhamento dos pátios onde existem aviários, chiqueirões ou outros empreendimentos do agronegócio.
Recentemente, foi concluído um encascalhamento na linha Novo Progresso, onde o produtor Lauro Soethe tem um conjunto de aviários.
Elder Boff acompanhou a finalização do trabalho e conversou com o secretário de Obras Neri Girotto sobre este incentivo e outras ações perpetradas pela pasta.
(Reportagem: Elder Boff / Imagens: Fernanda Reck)
Fonte Extra







