Edit Template
  • Início
  • /
  • Artigos
  • /
  • Brasil e Venezuela enfrentam um caminho árduo de volta à normalidade

Brasil e Venezuela enfrentam um caminho árduo de volta à normalidade

Dercy e Lula, poucos esquerdistas que ainda sobrevivem na América Latina. (Reprodução de N. Y. Post)

Por Daniel McCarthy*

Os remanescentes da esquerda no Brasil e na Venezuela deveriam reconhecer para onde o futuro os está levando.

A democracia latino-americana está sendo posta à prova no Brasil e na Venezuela.

O que está em jogo é se o governo de esquerda em qualquer um desses países consegue tolerar a ideia de uma oposição legítima.

Um dia após perder a eleição presidencial no Brasil, o senador Flávio Bolsonaro recebeu ordens para entregar seus passaportes e permanecer no país.

Seu irmão Eduardo já o havia alertado para sair do país ou enfrentaria prisão certa caso fosse derrotado.

O líder da oposição parece ter acatado o conselho — segundo relatos, ele buscava interlocução com os Estados Unidos, o que acabou acontecendo e confirmando sua chegada ao Estado Americano.

Enquanto os brasileiros iam às urnas no domingo para escolher entre Bolsonaro e o presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva, outra líder da oposição latino-americana acabava de retornar ao seu país de origem após quase um ano de exílio: a venezuelana María Corina Machado.

Sua liberdade — e sua própria vida — estão agora à mercê da ditadura socialista liderada por Delcy Rodríguez, que assumiu o poder após a captura de Nicolás Maduro pelos EUA em janeiro.

A Venezuela não teve sequer uma fachada de eleição presidencial livre desde 2013, após a morte de Hugo Chávez, o socialista que fundou o regime atual.

E a vitória de Maduro naquele ano — por menos de 2 pontos percentuais — até hoje é amplamente contestada.

O presidente Donald Trump tem suas próprias ressalvas sobre o que aconteceu no domingo no Brasil.

Um ministro que já foi advogado pessoal de Lula manteve as seções eleitorais abertas por mais duas horas, após o atual presidente reclamar da falta de transporte público adequado em cidades onde esperava ter um bom desempenho.

“Francamente, pareceu mais uma eleição fraudada”, disse Trump aos repórteres. “Não tomei partido, mas foi uma situação lamentável para o mundo.”

Bolsonaro estava inclinado a contestar os resultados, pedindo a anulação do pleito devido à interferência judicial — mas recuou.

Em vez disso, limitou-se a acusar Lula de usar a máquina pública como presidente em exercício para influenciar a votação, uma queixa recorrente de candidatos derrotados contra os vencedores nas eleições brasileiras.

Bolsonaro pode muito bem ter optado por não prosseguir com a contestação inicial porque o Judiciário já exercia pressão sobre ele — por meio de duas investigações em andamento.

A experiência recente dos Estados Unidos com o lawfare (guerra jurídica) do governo Biden contra Trump deveria fazer com que todos pensassem duas vezes antes de mover processos criminais contra lideranças da oposição.

Na Venezuela, enquadrar Machado por corrupção seria certamente uma manobra conveniente para Delcy Rodríguez eliminar uma rival de peso na corrida presidencial.

As democracias podem protestar contra isso — mas suas próprias acusações contra líderes da oposição dependem da isenção de seus juízes e promotores.

Do Brasil ao estado de Nova York, onde a procuradora-geral Letitia James apresentou denúncias contra Trump, essas autoridades dificilmente estão imunes a suspeitas de partidarismo.

Se Lula fosse sábio, buscaria a pacificação com seus opositores em vez de os processar.

Afinal, os eleitores não lhe deram carta branca; o reelegeram apenas após concederem ao partido de Bolsonaro o controle do Legislativo no início de outubro.

A estabilidade econômica do país é frágil, com o mercado de ações brasileiro sofrendo a maior queda em mais de um quarto de século assim que a vitória de Lula se consolidou.

E, apesar de reeleito, o mandato de Lula já se aproxima do fim.

Perder pode ser doloroso, mas terminar como Maduro seria infinitamente pior.

A América Latina vem prosperando sob governos de direita.

Os últimos redutos da esquerda precisam encarar para onde a maré do futuro está apontando.

Em breve estarão na oposição, a exemplo do que já ocorre com a esquerda em outras partes da região.

A forma como tratam seus rivais — de Bolsonaro a Machado — determinará qual lugar, se é que haverá algum, a própria esquerda ocupará na América Latina que se desenha, a despeito do breve suspiro final do governo Lula.

* Daniel McCarthy é editor da Modern Age: A Conservative Review e editor-chefe da The American Conservative. (Artigo publicado no New York Post nesta terça-feira (27) e adaptado ao português, via tradução simultânea e Gemini)

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

  • All Post
  • Saúde e Bem-Estar
Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados a FONTE EXTRA
Desenvolvido com o por VRCLIC – Soluções Digitais 

Pressione ESC para sair

Temos um número de máximo de 30 caracteres para cada busca.