Por Elder Boff*
Não fosse o papel da imprensa em divulgar os casos desafortunados de roubos, assaltos, assassinatos e tentativas de homicídio, por certo não veríamos desencadeada a operação Santa Helena Segura.
Um meio acaba instigando o outro para que tome iniciativas de buscar junto às autoridades competentes, solução para os problemas que se apresentam no campo da segurança pública.
Iniciativa de toda a mídia que deve ser ressaltada, mídia esta que não dá trégua para a divulgação das mazelas que acontecem com mais frequência ultimamente.
Tanto as polícias civil, militar e rodoviária de Santa Helena, não são culpadas pela violência que se nota no trânsito e nos crimes que são registrados.
Cada organismo tem o seu papel. A Polícia Civil tem que investigar, a Militar fazer a ronda preventiva e a Polícia Rodoviária, orientar, multar e oficializar os acontecimentos no trânsito.
Nenhum destes organismos está perfeitamente aparelhado técnicamente e nem tampouco provida de recursos humanos suficientes para dar um respaldo maior num território delicado como é o do centro da fronteira lacústica.
Precisa mesmo haver interferência de outras instâncias hierárquicas e a deflagração das ditas operações especiais, mas sobremaneira, incrementar as polícias aqui estabelecidas.
**Artigo escrito em 29 de maio de 2009, há 17 anos portanto. Me parece atual.

* Elder Boff é articulista e editor-chefe do Fonte Extra








