A 1ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos de Santa Helena, promovida pelo poder público, será no Edifício Paulo Sinval Prates, Auditório Plínio Valquir Ângeli, Câmara de Vereadores local, no dia 17 de setembro com início às 13h30 e encerramento previsto para 17h15.
O encontro terá como tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”.
O evento local servirá de preparação para a XIII Conferência Estadual de Direitos Humanos (em outubro) e, em âmbito nacional, ocorrerá a XIII Conferência Nacional de Direitos Humanos (em dezembro).
Nesse cenário, cabe ao MPPR desempenhar papel ativo de colaboração, estimulando que os municípios participem de forma efetiva desses espaços de diálogo e deliberação e promovendo a integração entre sociedade civil e poder público na construção de políticas públicas inclusivas e democráticas.
A conferência é um espaço estratégico de escuta ativa das demandas históricas e emergentes da população brasileira, com especial atenção aos grupos em situação de vulnerabilidade.
“A realização da conferência marca um passo importante para ampliar a participação popular e reforçar o compromisso do município com a democracia, a justiça social e a defesa dos direitos fundamentais” destaca o presidente da comissão organizadora da Conferência, Hellygton Webber.
As propostas definidas em cada eixo que será discutido, serão encaminhadas para a etapa estadual da conferência pelos escolhidos como representantes que irão defender as pautas de Santa Helena na Conferência Estadual dos Direitos Humanos.

Fonte Extra com inf. Assessoria







