Edit Template
  • Início
  • /
  • Destaque
  • /
  • Vereadora apresenta a sua versão sobre publicação do F. Extra acerca da votação da LDO na Câmara de Santa Helena

Vereadora apresenta a sua versão sobre publicação do F. Extra acerca da votação da LDO na Câmara de Santa Helena

(Facebook)

Em razão de uma matéria veiculada por este jornal, a vereadora Marcia Sotoriva enviou

a sua versão sobre a votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentária, feita recentemente no legislativo local, versão essa a que se refere como “verdade”.

A camarista assim se manifestou: “Apresentamos não somente nossa versão, como também a verdade dos fatos que não estão representadas em sua plenitude na matéria em questão veiculada no órgão “Fonte Extra”. A matéria remete a uma situação não criada por nós. A matéria foi tratada como destaque da região em data de 23 de agosto de 2025 e fala que vereadores da base de governo tomaram ciência da consequência e acataram solicitação do prefeito. Independentemente de qualquer coisa, é um direito que os assiste quanto ao voto e deveria ser respeitado.

O governo não respeitou decisão da Câmara e do voto dos vereadores, todos os vereadores quando votada a LDO, com proposta de emenda apresentado pela mesa diretiva, capitaneada pelo presidente e votada unanimemente pela aprovação, sendo assim incorporada e sendo parte integrante do projeto da LDO aprovado pela Câmara. A matéria diz que eu esqueci que o meu marido foi prefeito e não teve nenhum entrave para administrar com 15% de autonomia. A proposta da emenda apresentada pela vereadora Sandra mantinha os 15% de autonomia para o atual prefeito, que lhe permite autonomia na ordem de aproximadamente 65 milhões de reais de suplementação por ato próprio.

Se o editorial do órgão “Fonte Extra” apresenta ou insinua algo diferente disso estaria mentindo ou tentando enganar? Ou a ideia é só depreciar esta vereadora? Fizemos uma fala dizendo não lembrar de algum projeto de suplementação que tenha sido negado pela câmara nestes últimos anos, momento em que nos referimos ao vereador Paulinho se pudesse lembrar por ter mais tempo de casa, mas que investigaríamos, e estamos investigando. A matéria nos apresenta como se fossemos uma das autoras da proposta de emenda quando isso não é verdade. A matéria apresenta uma tabela de índice dizendo que temos total desconhecimento e que mesmo orientada, provavelmente pelo marido, que cometemos equívoco. Detalhe; a tabela apresentada está incorreta. A que equivoco se refere, se o índice apresentado é o mesmo de 15%? A que equivoco se refere se a tabela não está correta ou não é verdadeira?

Claramente a matéria é orquestrada para que se tenha entendimento diferente da realidade, da verdade. Os números na tabela não são verdadeiros, a insinuação que eu apresentei a emenda não é verdade, a verdadeira origem dessa discussão toda foi omitida. O que de fato é verdade na matéria?”

NR.

O jornal não mentiu e nem tentou enganar ninguém. Considere-se um pequeno equívoco sobre a origem da emenda, que pode não ter sido de autoria, mas, aprovada com o voto das vereadoras em questão.

A tabela apresentada de autonomia citada na matéria é totalmente verídica. Nas emendas, foram colocadas as palavrinhas mágicas COM AUTORIZAÇÃO DO LEGISLATIVO, o que de fato, travaria todo processo administrativo.

O que foi discutido são os 15% do Art. 39 que em todo os anos manteve-se neste percentual e no Art. 40 que se refere a abertura de crédito via decreto do prefeito, nos anos anteriores não foi feita qualquer alteração do mesmo, e nesse ano, como citado, que colocaram as palavrinhas mágicas “com autorização do legislativo”.

De mais a mais o executivo pediu autorização para suplementar via decreto apenas o superávit financeiro e o excesso de arrecadação da SAÚDE e da EDUCAÇÃO.

Todas as leis estão disponíveis no Portal da Transparência do Município de Santa Helena, para consulta, não só da vereadora, mas também do ex-prefeito que provavelmente é o autor de todo e qualquer discurso proferido pela edil na tribuna da câmara, que nunca, ao que se sabe, usou o microfone da Casa, com espontaneidade.

Fonte Extra

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

  • All Post
  • Saúde e Bem-Estar
Edit Template

© 2024 Todos os Direitos Reservados a FONTE EXTRA
Desenvolvido com o por VRCLIC – Soluções Digitais 

Pressione ESC para sair

Temos um número de máximo de 30 caracteres para cada busca.